Querida amiga,

Ontem nos falamos e me peguei bastante preocupada com você, com suas palavras e suas expectativas, ou a falta delas. No momento me faltaram palavras positivas, de força, ânimo, alto astral. Fiquei surpresa, pensativa e hoje resolvi escrever a você um pouco sobre o que penso quando passamos por esses momentos difíceis que nos deixam paralisadas sem conseguir agir.

Sempre que me pego nessas situações eu tento reler e colocar em prática uma frase de Cora Coralina, dona de uma simplicidade e sabedoria apaixonante:

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Acho que a partir de hoje vou escrever essa frase em um post it e deixar bem visível, onde eu possa revisitá-la com mais frequência.

Interessante como ela diz que nada importa a não ser a forma com que determinamos nossa caminhada. Ela sempre começa aqui e agora. Nem ontem, nem amanhã, exatamente hoje. Importante seguirmos sempre em frente, semeando tudo o que há de bom. Muitas vezes caminhamos sem ao menos saber para onde, mas nesse caminho encontramos soluções de onde nem acreditaríamos que poderia vir. Se semear boas ações com certeza colherá tudo em dobro, triplo ou quantas vezes forem necessárias para entender que a vida se faz de cada agora.

Sempre é tempo de nos abrirmos e viver um pouco mais e melhor.

Nossos desafios e expectativas não podem ser maiores que nossas realizações. Não podemos deixar o medo nos dominar, temos que enfrentá-lo sabendo que o impressionante vem de nós mesmo. Temos que acreditar que somos capazes, tudo poderá mudar. Importante não ter medo, não desanimar, não pirar, aliás, não pira deveria ser o mandamento número 1 de nossas vidas, principalmente quando os problemas estão a nossa volta.

Nossa vida é sempre assim, cheia de momentos bons, alegres, inesperados  ou desconcertados. Nada importa a não ser a alegria de estar vivo com tranquilidade. As coisas, as pessoas vem e vão, sempre por alguma razão ou propósito e o que fica é o essencial. Seja ele em forma de amor, saudade ou mesmo o convívio diário. Aprender a lidar com tudo isso nos torna mais fortes, mais corajosos e assim teremos sempre mais força para enfrentar novos desafios.

Como dizia Clarice Lispector, “a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto.” E ainda “a vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”

Recentemente passei também por momentos doloridos, difíceis, decepcionantes onde eu precisei me descontruir para abrir espaço para o novo. Isso sim eu penso que é muito essencial, deixarmos espaços livres para nova rotina, novas tarefas, novos desafios, novos hábitos, novos começos.

Hoje posso te afirmar que foi a melhor escolha, a mais acertiva. Estou aberta para começar um novo ano diferente, com energia renovada. Não vamos deixar as oportunidades de transformação passar, vamos agarrá-lo pelo rabo e trazê-la de volta pois pode ser uma oportunidade única.

Ainda citando um outro autor, dessa vez Chico Buarque que diz: “As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.”

Nada é absoluto, tudo move, tudo movimento, tudo modifica. Vamos sair da zona de conforto, descobrir o que nos motiva, o que a gente ama de verdade e conseguir trabalhar intensamente com isso, pois é o que nos alimenta, o que carrega nossa energia para criar e dedicar aos projetos.

Tem uma palestra da Elizabeth Gilbert, autora de Comer, Rezar e Amar no TED Talks onde ela fala exatamente disso, contando uma pouco da sua história de processo de criação do livro que se tornou um grande sucesso. Vale a pena ver.

 

Talvez esse seja o momento de você redescobrir o seu talento. Um longa viagem para um outro país vai te ajudar nesse processo, tenho certeza.

“Descubra aquilo que faz você vibrar e se sentir vivo, aquela voz interior que diz “isto é o que você quer”. Quando encontrá-la, escute o que ela diz e siga.”
(William James)

Era isso que eu queria lhe dizer na nossa conversa! Pare de se cobrar tanto. Observe, acolha e percebe as belezas que estão esperando por você. Não pira!

Grande beijo e uma semana de muita presença e autenticidade para você! Um novo ciclo está começando!

 

 

